Registro de e-mail de alunos

Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

LEDI2) 2 - Decodificadores


  1. Monte um circuito, em forma de esquemático usando o CI apropriado, que acenda um determinado led dentre 10 leds existentes, numerados de 0 a 9, conectados nas respectivas saídas, de acordo com a entrada com capacidade para 4 bits. Não se esquecer de colocar os valores de alimentação, dos resistores limitantes das correntes nos leds (queda de tensão sobre o led igual a 1,2V). Nomeando as entradas e as saídas, indique as seguintes situações:

  1. Configure as entradas de modo que o led 9 se acenda. Qual o pino do CI referente a esse led?
  2. Qual o pino do CI será acionado quando as seguintes entradas estiverem D = 0V, C = 5V, B = 0V e A = 0V?

  1. Usando o esquemático do exercício anterior, transforme o mesmo em um circuito como os pinos seriam distribuídos em uma matriz de contatos.

  1. Repetir o mesmo exercício da questão 1, mas dessa vez usar um CI decodificador para display de 7 segmentos. Não se esquecer de dimensionar os resistores de cada segmento para se obter 10 mA quando o CI for alimentado com 5V (considerar queda de tensão sobre cada segmento igual a 1,2V)

  1. Quais os pinos de entrada são ligados para se obter o número 5 no display?
  2. Qual número será exibido se tivermos A = 5V, B = 5V, C = 0V e D = 0V?

  1. Usando o esquemático do exercício anterior, transforme o mesmo em um circuito como os pinos seriam distribuídos em uma matriz de contatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário