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quarta-feira, 28 de outubro de 2009

LEDI2) 3 - Meio somador e somador completo

Clique aqui para baixar o arquivo.

  1. Monte o esquemático de um circuito digital que some 2 bits de uma entrada A com outros 2 bits de uma entrada B e a saída desse somador deve ser ligado a um circuito que exiba o resultado dessa soma em um display de 7 segmentos.


  1. Monte um circuito na forma Layout PCB de um somador que efetue a operação com números de 3 bits.

DADOS PARA CONSULTA:

















sexta-feira, 23 de outubro de 2009

LELG2) 3 - Reguladores baseados em Zener

  1. Dimensione as resistências limitadores de corrente para os seguintes diodos zener:

a)               b)               c)
Resp.: R1 = 34Ω                                          Resp.: R1 = 94Ω                                          Resp.: R1 = 134Ω

d)               e)
Resp.: R1 = 1338,5Ω                            Resp.: R1 = 1704,8Ω

  1. Encontre o valor mínimo de impedância dos circuitos abaixo de modo que o zener associado consiga manter a tensão ajustada de acordo com o especificado:

Resp.: 94Ω
Resp.: 64,4Ω

R2=R1*Vz/(V-Vz)

  1. Para o circuito regulador com transistor descrito abaixo calcular a menor resistência de carga possível de modo que a tensão continue regulando de acordo com os seguintes valores do resistor do coletor. Qual será o valor da tensão regulada sobre o resistor de carga? Dimensione o resistor da base.

  1. RC = 1Ω; VCE-SAT = 0,3V (Resp.: 0,5Ω)
  2. RC = 100Ω; VCE-SAT = 0,3V (Resp.: 52Ω)
  3. RC = 1kΩ; VCE-SAT = 0,3V (Resp.: 520Ω)
  4. RC = 10Ω; VCE-SAT = 0,2V (Resp.: 5,1Ω)
  5. RC = 10Ω; VCE-SAT = 0,7V (Resp.: 5,5Ω)
  6. RC = 10Ω; VCE-SAT = 1,2V (Resp.: 5,9Ω)
(Resp.: RB = 100Ω; Vregulada=4V)

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Apresentações SIQ para 2º bimestre

Para baixar o arquivo clique aqui.


Impacto da atividade industrial no meio ambiente
1.    Definição;
2.    História;
3.    Exemplos;
4.    Comparação da experiência mundial com o Brasil;
5.    Conceitos e temas relacionados;
6.    Bibliografia.



Desenvolvimento sustentável X Sustentabilidade – Principais diferenças e implicações
1.    Definição de cada uma;
2.    História
3.    Âmbito e definições de aplicação;
4.    Indicadores de desenvolvimento sustentável;
5.    Conceitos e temas relacionados ;
6.    Bibliografia



ISO 14.000
1 Histórico
1.1 Comitê de criação
2 Subcomitês de criação
2.1 Subcomitê 1: Sistemas de gestão ambiental
2.1.1 Estrutura da norma ISO 14001
2.1.1.1 Introdução
2.1.1.2 Escopo
2.1.1.3 Referências normativas
2.1.1.4 Definições
2.1.1.5 Requisitos do sistema de gestão ambiental
2.2 Subcomitê 2: Auditorias na área de meio ambiente
2.3 Subcomitê 3: Rotulagem ambiental
2.4 Subcomitê 4: Avaliação da performance ambiental
2.5 Subcomitê 5: Análise durante a existência (análise de ciclo de vida)
2.6 Subcomitê 6: Definições e conceitos
2.7 Subcomitê 7: Integração de aspectos ambientais no projeto e desenvolvimento de produtos
2.8 Subcomitê 8: Comunicação ambiental
2.9 Subcomitê 9: Mudanças climáticas
3 Benefícios e resultados da ISO 14000
4 Bibliografias


Critérios de avaliação:
1)      Postura (peso 2)
2)      Demonstração no domínio sobre o assunto (peso 4)
3)      Qualidade da apresentação individual (peso 3)
4)      Qualidade da apresentação coletiva (peso 2)
5)      Tempo da apresentação (peso 1)
6)      Cumprimento de todos os itens propostos (peso 1)
Os seguintes itens são aplicados aos demais que não estão apresentando (será somado as notas de cada apresentação e tirado uma média):
7)      Participação nas perguntas (peso 1)
8)      Atenção na hora das apresentações (peso 2)

Nota final = ( [1]*2 + [2]*4 + [3]*3 + [4]*2 + [5] + [6] + [7] + [8]*2 )
                                                           16



sábado, 3 de outubro de 2009

Regras do jogo




1. REGRAS GERAIS
A) É imprescindível o cumprimento dos prazos estabelecidos e acordados previamente;
B) Atenção com as mesas e carteiras, observar riscos e material danificado notificando ao professor imediatamente;
C) Ao sair deixar as cadeiras arrumadas e tudo organizado;
D) Se as janelas estiverem abertas os alunos próximos a cada janela deverão fechá-las;
E) Se o ar condicionado estiver ligado os alunos mais próximos devem desligá-los;
F) Sempre observar os equipamentos que forem danificados durante o uso comunicando o professor imediatamente para que o problema possa ser corrigido;

2. BIMESTRE - Notas & Médias
Todo bimestre é necessário 2 notas (totalizando 4 notas por semestre):
1) Nota da média das listas de exercícios. Por exemplo, se houver 3 listas em um semestre com notas 60, 80 e 100 a média será calculada somando as notas e dividindo pelo número de notas: M1 = (60 + 80 + 100)/3 = 80 -> Nesse exemplo a média 1 será 80;
2) Nota da prova (tem peso 2 na média final). Por exemplo, o suposto aluno tirou 50 na prova: M2 = 50;
Seguindo os exemplos anteriores o aluno ficaria com a seguinte média no bimestre: M = (80 + 2 * 50)/3 => M = 60

3. CRITÉRIO DE PONTUAÇÃO PARA APRESENTAÇÕES
1)      Postura (peso 2)
2)      Demonstração no domínio sobre o assunto (peso 4)
3)      Qualidade da apresentação individual (peso 3)
4)      Qualidade da apresentação coletiva (peso 2)
5)      Tempo da apresentação (peso 1)
6)      Cumprimento de todos os itens propostos (peso 1)
Os seguintes itens são aplicados aos demais que não estão apresentando (será somado as notas de cada apresentação e tirado uma média):
7)      Participação nas perguntas (peso 1)
8)      Atenção na hora das apresentações (peso 2)

Nota final = ( [1]*2 + [2]*4 + [3]*3 + [4]*2 + [5] + [6] + [7] + [8]*2 )
                                                           16

4. DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA AS LISTAS DE EXERCÍCIOS
A) As listas de exercícios deverão ser entregues nos primeiros 15 minutos da aula no dia marcado, após esse período só será aceito entrega de lista novamente na próxima aula;
B) Atraso na entrega de lista vale pontuação menor da seguinte forma:
B.1) Atraso de 1 aula a lista passa a valer 70 pontos;
B.2) Atraso de 2 aulas a lista vale 60 pontos;
B.3) Atraso com mais de 2 aulas a lista vale 50 pontos;
C) As listas devem ser colocadas sobre a mesa do professor no local indicado sem grampos ou clipes mesmo que contenham muitas folhas, por isso cada folha deve conter o nome e número do aluno;
D) Para evitar desperdício de tempo na hora da correção, as respostas devem ser colocadas de forma ordenada, na seqüência, para que não seja descontado ponto pela falta de ordenação;
E) Cada resposta fora de ordem será descontada 5% da nota final;

5. EXECUÇÃO DAS PROVAS
A) Se exige a demonstração do desenvolvimento da resolução das questões tanto nas provas quanto nas listas de exercícios;
B) A entrega para fazer prova só terá início após as seguintes observações:
a. Que todas as carteiras ou bancadas estejam ocupadas;
b. Quando somente estiver sobre a mesa caneta, lápis, borracha e calculadora, o restante tem que estar guardado embaixo das bancadas;
C) O professor irá determinar onde cada aluno deverá tomar assento no dia da prova.